Páginas

Congresso Nacional 2010

Caminhos para o Congresso Nacional e para os próximos 10 anos
Sarah Breuel, administradora e missionária


Imagine por um momento o quanto uma missão como a ABUB pode contribuir para o avanço do Reino nas universidades e escolas brasileiras nos próximos 10 anos. O céu é o limite! Estudantes que se tornam seguidores de Jesus, universitários que são transformados pela Palavra, líderes que têm a visão de evangelho expandida, grupos com uma voz profética real dentro das Universidades de Norte a Sul do Brasil, uma futura geração de líderes na sociedade e nas igrejas radicalmente comprometida com o Reino. Só de sonhar meu coração se enche de alegria e esperança.
Sarah e seu esposo René, durante o Curso de Obreiros, onde foram apresentados os primeiros resultados da consultoria e apontadas as prioridades.
Foi essa expectativa do que Deus pode fazer através da ABUB nos próximos anos que nos moveu a servir o Movimento com um projeto de consultoria organizacional.

Durante cinco meses, entrevistamos lideres estudantis de todas as regiões, a equipe de obreiros, escritório, membros da diretoria nacional, doadores, ex-abuenses, antigos secretários gerais e líderes de outros movimentos da IFES (México, Canadá, Índia e Alemanha) buscando compreender o momento atual da ABUB. Foram cerca de 80 pessoas entrevistadas que trouxeram uma riqueza de análise, apontando os pontos fortes e desafios da ABUB.

Dessa análise, os principais pontos fortes apontados pelos entrevistados foram: Iniciativa Estudantil, qualidade dos treinamentos de capacitação, centralidade bíblica na teologia e diversidade estudantil. Por outro lado, temos desafios à frente também: fragilidade da estrutura financeira, equipe reduzida de obreiros e a necessidade de fortalecer evangelismo nos grupos locais.

Com base nessa análise e no documento da IFES para 2020 chamado Pedras Vivas, em outubro no Curso de Obreiros o corpo de assessores decidiu em oração pela seguinte visão para a ABUB 2020: Estudantes que formam comunidades de discípulos, transformados pelo Evangelho, e que impactem a universidade, a igreja e a sociedade para a glória de Cristo. Uma visão inspiradora e audaciosa.

O corpo de obreiros também elegeu três prioridades estratégias para colocar essa visão em prática:
- Comunicar o Evangelho de Jesus Cristo
- Fortalecer a Formação de Obreiros e Estudantes
- Construir Suporte Econômico Sustentável.

Cada uma dessas prioridades resultou em um plano de ação, com metas, frentes de atuação, ideias e equipe de trabalho. Todo esse material foi lapidado pela diretoria nacional, e no mês de novembro, as lideranças estudantis regionais afinaram o material com suas sugestões e críticas. No Conselho Diretor em janeiro o material consolidado será apresentado para discussão e aprovação.

Congresso Nacional: contruindo juntos!
Patrick Timmer, diretor adjunto-ABU e coordenador do CN
Em julho de 2010 teremos o Congresso Nacional da ABUB que pretende ser um congresso "para a década". Há algum tempo o movimento tem começado a pulsar mais intensamente em torno desse evento. Em junho deste ano, durante o encontro de Corpus Christi, um grupo significativo de estudantes aceitou o desafio de vestir a camisa do movimento e de se apropriar desse momento estratégico de sonhar juntos. A partir disso houve uma mobilização dos estudantes para construir uma Carta que sintetizasse, desde o ponto de vista do estudante, alguns dos desafios que nossa missão apresenta na entrada de uma nova década.

E qual a importância desse processo construído juntos?

O Congresso Nacional é um momento importante de sentarmos juntos, de avaliar a caminhada, de rever nossa forma de ser e fazer missão, de debruçar-se sobre nossas prioridades, encarar novos desafios e de reacender o foco dessa missão à qual fomos vocacionados. É um momento, portanto, de construção e de reavaliação da identidade coletiva do próprio movimento. Também é um evento que deve ecoar as questões que os grupos tem vivido, e os dilemas que são postos à medida em que caminhamos. Momento em que é requerida maior participação e engajamento possível, de todos os lados e em todos os cantos do Brasil.
Participe! Escreva para cn2010@abub.org.br e se inscreva nas diferentes equipes. Mobilize também seu grupo e nos enviem ideias, propostas e alternativas para a missão estudantil na próxima década!



Esse texto foi retirado do Entre Nós (informativo da ABUB)

Saiba mais, acesse o site da ABUB