Diga-me com quem você come, que direi quem você é!?
A pessoa de Jesus despertava admiração das pessoas pelas curas que realizava e por ensinar com autoridade. Os líderes religiosos hostilizavam Jesus por este “redefinir” os mandamentos ensinando o seu sentido real e prático. Este incidente ocorre no início do ministério de Jesus, quando a equipe de discípulos ainda não era formada.
Mateus 9:9 ao 13
Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos.
Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.
FARISEUS - Receberam esse nome porque eles, na sua vida, separavam-se de todos os outros judeus, aspirando a mais do que uma simples santidade e exato cumprimento de deveres religiosos: mas a sua separação consistia principalmente em certas distinções a respeito do alimento e de atos rituais. A maior parte das vezes isso era apenas exterioridade religiosa, sem profundeza de religião.
PUBLICANO – Judeu que cobrava impostos para o governo Romano. Era desprezado por trabalhar para um dominador estrangeiro e por ser geralmente desonesto.
HOLOCAUSTOS - O mais comum dos sacrifícios do Antigo testamento - oferecido de manhã e à tarde, todos os dias. Para pagar os seus pecados, o adorador levava ao sacerdote, voluntariamente, um animal sem defeito, impondo-lhe a mão na cabeça para manifestar identificação com ele. Depois disso, o sacerdote passava a sacrificar o animal e a queimá-lo por completo, símbolo da dedicação total da pessoa a Deus.
MISERICÓRDIA- Pena causada pela miséria alheia; Perdão concedido por pura bondade.
- O que o texto nos diz sobre Mateus? Por que, na sua opinião, Mateus deixaria o seu emprego e seguiria Jesus?
- O que Jesus estava fazendo?
- Qual a reação dos fariseus? Porque eles tiveram essa reação?
-O que será que Jesus quis dizer com: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes?
-O que Jesus quis dizer com “ide” e “aprendei o que significa”?
-O que Jesus entendia por santidade e o que os fariseus entendiam por santidade?
-Como podemos entender hoje o significado de: “misericórdia quero e não holocaustos”?
Responda para você:
-Sou como os fariseus que se acham puros e santos ou sou como os publicanos que se reconhecem pecadores?
-Como posso exercitar a misericórdia em minha vida?