Páginas

EBI: A ignorância dos sábios

A IGNORÂNCIA DOS SÁBIOS 

“DECLARO A TODOS OS MEUS COLEGAS, PELA MILIONÉSIMA VEZ (DESDE OS DEBATES INFORMAIS DA UNIVERSIDADE ATÉ OS TRATADOS ERUDITOS): A CIÊNCIA SIMPLISMENTE NÃO TEM COMO (POR MÉTODOS LEGÍTIMOS) DELIBERAR SOBRE A POSSÍVEL SUPERVISÃO DE DEUS NA NATUREZA. NÃO AFIRMAMOS NEM NEGAMOS; APENAS NÃO PODEMOS COMENTAR SOBRE ISSO COMO CIENTISTAS”
Stephen Jay Gould, conhecido como o melhor biólogo evolucionista dos Estados Unidos


Mateus 11:25 ao 30
Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondestes estas coisas dos sábios e cultos*, e as revelaste aos pequeninos**. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece*** o filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o filho o quiser revelar.
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo**** e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
*SÁBIOS E CULTOS – Faz referência aos líderes religiosos que eram arrogantes por seu conhecimento.
**PEQUENINOS – Pessoas simples, sem instrução, humildemente abertas para receber a verdade de Deus.
***CONHECE (CONHECER) – Na cultura judáica, conhecer significa mais do que saber, porque conhecer implica relacionar-se intimamente com alguém ou alguma coisa.
****JUGO – Peça de madeira que se prende com correias ao pescoço de animais de carga, para que assim possam puxar uma carroça ou arado. No texto é usada em sentido figurado.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Contexto
Os líderes religiosos hostilizavam Jesus por este “redefinir” os mandamentos ensinando o sentido real e prático deles, mostrando que Deus se importava mais como era o coração deles ao cumprir a lei do que com os rituais em si. Jesus também expôs os líderes religiosos dizendo que eles colocavam pesados fardos (excessivas exigências) sobre as pessoas, que eles mesmos não cumpriam. Ao mesmo tempo pessoas simples e até desprezadas e excluídas da sociedade admiravam e seguiam Jesus por Ele ensinar com autoridade e pelas curas que realizava.

-Como você  resumiria o primeiro texto, do cientista Sthepen Jay Gould?
-O que você  entende por “Pai, Senhor dos céus e da terra”?
- Que tipo de conhecimento os sábios e cultos tinham? E que tipo de conhecimento eles não tinham?
-O que podemos dizer sobre a revelação aos pequeninos?
- Que convite Jesus faz? Para quem Ele faz esse convite?
-O que Jesus quis dizer com “ tomem sobre vocês o meu jugo”?
-Quais as implicações de aceitarmos o convite de Jesus?
-Por quais caminhos as pessoas têm procurado encontrar Deus?


Responda para você
Me considero um sábio aos meus olhos, ou procuro a verdade da fé como os pequeninos?
Você  deseja o descanso para alma que Jesus oferece? Se sim, escreva uma oração convidando-o para ser o dono da sua vida.